Várias perspectivas sobre o papel do professor

Tem-se assistido a um aumento de interesse em compreender-se o papel interactivo do professor a distância e qual a sua contribuição para aumentar os aspectos cognitivos em situações de aprendizagem. Os alunos no ensino a distância podem dispensar o professor?

Harasim (1999) define «a aprendizagem colaborativa online como um processo interactivo de construção do conhecimento de grupo, no qual os estudantes participam activamente e em que o instrutor monitoriza, facilita a interacção e avalia o processo».

Há uma correlação entre as interacções sociais dos professores e as intervenções na assistência à aprendizagem para uma melhor compreensão dos aprendentes relativamente aos conteúdos. A importância do papel do professor é enfatizada no apoio aos aspectos afectivos e sociais, para estes não correrem o risco de desaparecerem no ambiente de aprendizagem a distância .

Offir e Lev (2000), defendem um modelo da participação dos professores que é baseado na dimensão social (motivação e criação de um ambiente afectivo), dimensão processual (aspectos técnicos e administrativos), dimensão expositiva (apresentação dos conteúdos), dimensão explicativa (questão iniciada pelo aluno para explicar conteúdos), dimensão cognitiva (tarefas que exigem a participação dos aprendentes da informação recebida) e interacções na assistência à aprendizagem para facilitar a memorização do aprendente.

Goodyear (2001) refere que o professor é facilitador das tarefas, conselheiro, que ajuda o aprendente a dar o seu melhor, assessor porque dá feedback e valida os trabalhos dos alunos, é investigador porque se preocupa com novos conhecimentos relevantes para o ensino, é facilitador dos conteúdos, ajuda a fazer escolhas tecnológicas que melhorem o ambiente disponível para os alunos e é designer porque desenha as tarefas de aprendizagem a distância.

Para Anderson (2001) o papel do professor liga-se à concepção e organização educacional, ao de facilitador da conversação e discussão; à instrução directa dos conteúdos e questões para confirmar a aprendizagem através da avaliação.

Há uma relação nas abordagens, no que respeita à acção e relevância o professor. O que se pretende realçar é que o professor é mediador do aluno, como indivíduo e da turma, como um todo assim como dos conteúdos. O professor facilita ou modera uma discussão online e responde individualmente ou à turma. Participa nos fóruns e interage com os alunos. A sua visibilidade e proximidade parece ter um grande impacto na aprendizagem do aluno.

Raven M.Wallace (2003) - Aprendizagem online na Educação Superior: uma revisão da investigação sobre as interacções entre professores e estudantes

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